Direitos e Deveres dos Consumidores
A celebração de um contrato de crédito por parte de um consumidor é um acto jurídico com consequências relevantes que lhe confere alguns direitos mas também impõem deveres.
Os principais direitos conferidos pela Lei aos consumidores que celebrem um contrato de crédito serão:
- o direito à informação antes da celebração do contrato;
- o direito à informação no momento da celebração do contrato;
- o direito à informação durante a vigência do contrato;
- o direito ao reembolso antecipado do empréstimo.
Já no que se refere aos principais deveres consagrados na Lei, estes contemplam:
- o dever da contratação responsável do crédito;
- o dever de analisar a informação disponibilizada pela instituição de crédito antes da celebração do contrato;
- o dever de disponibilizar informações completas e verdadeiras à instituição de crédito;
- o dever de cumprir o contrato, designadamente o dever de pagamento pontual das prestações contratadas.
Este conjunto de direitos e deveres pretende criar um quadro no qual tanto a instituição de crédito, como o consumidor, disponham de informação suficiente e verdadeira para fundar a sua decisão de se vincularem contratualmente, de que o crédito, e a sua contratação, são adequados ao perfil do consumidor e, ao mesmo tempo, assegurar ao consumidor informação atempada e verdadeira sobre qualquer alteração às condições contratadas.
Poderá encontrar mais informação sobre este tema, no Portal do Cliente Bancário.