Para colaboradores que regularmente utilizam a comunicação escrita ganharem eficácia na elaboração de documentos, bem estruturados, com pontuação e acentuação correta.
OBJETIVOS:
Ganhar eficácia na elaboração de documentos dirigidos a clientes e fornecedores e na comunicação interna.
DESTINATÁRIOS:
Colaboradores que regularmente utilizam a comunicação escrita (cartas, e-mails, relatórios) na comunicação interna ou externa (clientes, fornecedores).
RESULTADDS:
No final desta ação de formação, cada participante fica apto a:
- Estruturar os documentos dirigidos a clientes e fornecedores com objetividade, clareza e de forma a valorizar o conteúdo;
- Utilizar a pontuação de forma correta;
- Acentuar as palavras de forma correta;
- Conhecer as principais regras de ortografia, de forma a evitar os erros mais comuns nos documentos profissionais;
- Estruturar de forma adequada uma carta (ou e-mail) de informação, a um cliente ou a um fornecedor;
- Estruturar de forma adequada uma carta (ou e-mail) de resposta a uma reclamação;
- Estruturar de forma eficaz um documento de informação interna, um relatório ou uma chamada de atenção a um colega;
- Estruturar de forma adequada uma carta (ou e-mail) a um fornecedor: informação, cobrança, reclamação;
- Escolher de forma produtiva a via de comunicação mais adequada: e-mail, carta, telefone.
PEDAGOGIA:
- Treino e Feedback Personalizado: Cada participante treina as diferentes situações, através da simulação de casos concretos, na sequência da qual recebe feedback adaptado ao seu perfil. São utilizadas gravações vídeo, quer para autoscopia quer para a análise detalhada das soluções construídas, facilitando o autodiagnóstico e a integração do feedback.
- Plano Pessoal de Mudança: Ao longo do seminário, os participantes constroem o seu plano de ação pessoal, relativo a cada um dos temas abordados, a partir do feedback que receberam e a partir dos casos e simulações que observaram.
- Acompanhamento Pós Formação: Verificação da aplicação prática da formação e resolução conjunta de desafios específicos com feedback individualizado em contexto de trabalho.
- Participação das Chefias na Preparação da Ação: O Contacto preparatório com os superiores hierárquicos dos participantes é uma mais-valia para o aproveitamento de competências de cada um. É feito de forma a garantir quer a continuidade interna do acompanhamento do desenvolvimento de competências dos participantes quer a adequação dos conteúdos programáticos às especificidades dos desafios de cada Associada.









