“A nova normalidade e o crédito ao consumo” foi o tema central da Conferência Anual da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), que decorreu no dia 22 de março, no Pestana Palace Lisboa, Hotel & National Monument.
Ao longo da manhã, os oradores tiveram a possibilidade de analisar questões relacionadas com o impacto da Diretiva do crédito ao consumo, temas de fiscalidade e perspetivas regulatórias para 2022. Em cima da mesa estiveram também perspetivas futuras e o seu reflexo na intermediação de crédito.
O destaque da conferência foi para a mesa redonda sobre a evolução e impacto da pandemia de COVID-19 e dos mais recentes desenvolvimentos geopolíticos na economia europeia, com foco na concessão de crédito, que contou com a participação de Hélder Pedro, Secretário-Geral da Associação Automóvel de Portugal, Gonçalo Lobo Xavier, Diretor Geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, e João Vieira Lopes, Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.
No encerramento da sessão, Duarte Gomes Pereira, presidente da direção da ASFAC, destacou o sucesso que o setor tem tido “na concessão de bom crédito, assim como a resiliência que se verificou na atividade”, bem como o sucesso “em encontrar soluções para os clientes, atingindo um enorme grau de satisfação dos mesmos”. Reconhecendo que o futuro próximo não será fácil para a sociedade, o presidente da ASFAC ressalvou o papel dos legisladores, apontando para a necessidade de terem em consideração a não criação de “regulamentação cujo valor acrescentado não se reflita como positivo” o que, acrescenta, “apenas irá criar mais entropias à economia, e uma economia sem desenvolvimento implica dificuldades nos seus agentes, que implicará desemprego”. Para Duarte Gomes Pereira, “é tempo de sermos todos ajudados ou, pelo menos, não prejudicados, pois já temos crises suficientes para adicionarmos ainda uma crise financeira.”
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Ao continuar, declara aceitar a Política de Cookies ASFAC