ASFAC realiza primeira ação de educação financeira para jovens portugueses sobre crédito em contexto real

25 Março 2019

No âmbito da Global Money Week, a ASFAC (Associação de Instituições de Crédito Especializado) realizou a primeira ação de educação financeira para jovens portugueses sobre crédito realizada no terreno, isto é, numa instituição que o concede. O objetivo é que as crianças aprendam na prática como deve ser concedido o crédito de forma responsável e como deve ser gerido.

A iniciativa decorreu na manhã do dia 25 de março, segunda-feira, entre as 10h e as 12h, onde os jovens percorreram e aprenderam como funciona o circuito de concessão de crédito numa instituição financeira, como é feita a análise de risco de crédito e de solvabilidade, o que é preciso saber quando se recorre ao crédito, o que é a taxa de esforço, etc.

No final da sessão Susana Albuquerque, especialista em educação financeira e gestão de finanças pessoais, testou os conhecimentos adquiridos e propôs aos alunos que decidissem sobre 2 ou 3 pedidos de crédito.

Esta iniciativa enquadra-se na Global Money Week, que este ano se assinala entre 25 e 31 de março, celebrada um pouco por todo o mundo, e que pretende capacitar crianças e jovens a aprender a gerir o seu dinheiro com autonomia e sabedoria, ajudando-os a serem agentes de mudança social, sendo um exemplo e transmitindo os esses conhecimentos às famílias e comunidade no geral.