Cem alunos da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves, na Damaia, deram e receberam dicas de poupança

30 Maio 2018

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

 

Cem alunos da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves, na Damaia, deram e receberam dicas de poupança

 

No âmbito do dia mundial da criança a ASFAC, Associação de Instituições de Crédito Especializado, em conjunto com a Organização Não Governamental “Pressley Ridge” organizaram esta manhã um conjunto de atividades práticas de Educação Financeira, na Escola Secundária Azevedo Neves, na Damaia.

Na ação participaram 100 crianças do 5º ano. O objetivo foi dar-lhes conselhos sobre educação financeira, empoderando-os para serem futuros adultos financeiramente autónomos.

Durante a sessão Susana Albuquerque, especialista em educação financeira e gestão de finanças pessoais, trabalhou com as crianças as diferenças entre necessidades e desejos, ensiná-los-á a fazer um orçamento na prática.

No decorrer da iniciativa Susana Albuquerque lembrou que “a educação financeira é uma necessidade transversal. No entanto em meios mais desfavorecidos este tipo de conhecimento ou consciencialização é fundamental ao nível da construção da auto-estima o que tem impacto na forma como gerimos os nosso recursos e os valorizamos, estimulando assim a o empreendedorismo.” Por outro lado explica “deverá ser na infância que se devem transmitir os primeiros conhecimentos sobre gestão de dinheiro. Através das crianças, nas escolas, podemos e devemos fornecer-lhes as competências do dinheiro - poupar, gastar, fazer e gerir um orçamento e empreender. Estas crianças podem depois levar os conhecimentos para casa e transmiti-los aos pais e por outro lado, serão adultos já com a noção da importância da autonomia financeira.”

 

No final os participantes nesta ação construíram a árvore de ouro da poupança.

Uma árvore criada com as 100 dicas de poupança desta escola que d vai ficar exposta no estabelecimento de ensino inspirando outros alundos e professores a colocarem esses comportamentos em prática.

Vela aqui o vídeo.