Dia Internacional da Mulher "Violência" financeira é uma das primeiras formas de violência doméstica

08 Março 2018

A “violência” financeira é um dos primeiros sinais de violência doméstica, um facto que serviu de ponto de partida para a ação de Educação Financeira organizada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pela Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) em parceria com Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

Esta “violência” é exercida de diversas formas, desde o controlo de contas bancárias até à retenção de cartões de pagamento. Estas questões foram algumas das questões abordadas na ação de formação. Cerca de 50 pessoas entre vítimas de violência doméstica e formadores e funcionários da instituição participaram nesta ação.

A ação de formação foi transmitida em direto para as 12 Casas Abrigo que a instituição tem em todo o país.

Susana Albuquerque, responsável pela formação e secretária geral da ASFAC, lembrou que “a esmagadora maioria dos abusadores exerce um excesso de controlo sob a vida das vítimas a começar dinheiro das mesmas. É quase como se existisse uma tranca na porta”.

Por seu lado Daniel Cotrim, responsável pelas Casas Abrigo da APAV, destacou “a importância da formação financeira na capacitação ou libertação destas mulheres”.

A APAV acolhe neste momento 47 mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, sendo a educação financeira uma importante ferramenta de sobrevivência.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Ao continuar, declara aceitar a Política de Cookies ASFAC