Global Money Week - Cem crianças erguem a Árvore das Patacas

13 Março 2018

Um grupo de cerca de 100 crianças, do 1º ciclo, do “Nosso Jardim” construiu hoje no Jardim da Estrela, em Lisboa, uma Árvore das Patacas.

Os meninos e meninas dos 2º e 3º anos foram pedir aos adultos, que passeavam naquele espaço, dicas de poupança, que foram depois escritas num cartão e penduradas numa árvore.

 
A animação foi geral, os adultos aderiram à ação com muitas dicas: “usar transportes públicos em vez da viatura particular”, “comprar apenas aquilo que é essencial”, “reciclar roupa”, “cozinhar em grandes quantidades e depois congelar”. Foram muitas as ideias que levaram à construção da Árvore das Patacas.

 

A iniciativa foi da ASFAC (Associação de Instituições de Crédito Especializado) para assinalar em Portugal a Global Money Week.

 

O objetivo foi sensibilizar crianças e adultos para a necessidade de adquirir auto-suficiência nas decisões sobre dinheiro através da educação financeira.

Susana Albuquerque, especialista em educação financeira e Secretária Geral da ASFAC, participou na iniciativa. Para esta especialista “é necessário que as crianças comecem a aprender a relacionar-se com dinheiro desde cedo, esse conhecimento deve ser dado em casa mas também nas escolas”.

 

“Porque o Dinheiro Interessa” é o tema da Global Money Week deste ano. A iniciativa é assinalada entre 12 e 18 de março, em 137 países e envolve 7,800,00 de crianças e jovens, conta com o apoio de mais de 23 mil organizações entre elas a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, OCDE.