Um grupo de cerca de 100 crianças, do 1º ciclo, do “Nosso Jardim” construiu hoje no Jardim da Estrela, em Lisboa, uma Árvore das Patacas.
Os meninos e meninas dos 2º e 3º anos foram pedir aos adultos, que passeavam naquele espaço, dicas de poupança, que foram depois escritas num cartão e penduradas numa árvore.
A animação foi geral, os adultos aderiram à ação com muitas dicas: “usar transportes públicos em vez da viatura particular”, “comprar apenas aquilo que é essencial”, “reciclar roupa”, “cozinhar em grandes quantidades e depois congelar”. Foram muitas as ideias que levaram à construção da Árvore das Patacas.
A iniciativa foi da ASFAC (Associação de Instituições de Crédito Especializado) para assinalar em Portugal a Global Money Week.
O objetivo foi sensibilizar crianças e adultos para a necessidade de adquirir auto-suficiência nas decisões sobre dinheiro através da educação financeira.
Susana Albuquerque, especialista em educação financeira e Secretária Geral da ASFAC, participou na iniciativa. Para esta especialista “é necessário que as crianças comecem a aprender a relacionar-se com dinheiro desde cedo, esse conhecimento deve ser dado em casa mas também nas escolas”.
“Porque o Dinheiro Interessa” é o tema da Global Money Week deste ano. A iniciativa é assinalada entre 12 e 18 de março, em 137 países e envolve 7,800,00 de crianças e jovens, conta com o apoio de mais de 23 mil organizações entre elas a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, OCDE.
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Ao continuar, declara aceitar a Política de Cookies ASFAC