Ao longo de uma hora de sessão, Susana Albuquerque, coordenadora de educação financeira da ASFAC, incentivou os jovens de três turmas do ensino profissional das áreas de cozinha e restaurante/bar, a partilharem o que sabem sobre dinheiro, poupança e orçamentos e a aprender a fazer e gerir um plano de gastos.
Durante a sessão, Susana Albuquerque trabalhou com os alunos as diferenças entre necessidades e desejos e os jovens foram desafiados a praticar as competências do dinheiro: fazer e gerir um orçamento, comparar preços, planear e poupar. Para isto, foi criada uma atividade prática onde a partir de um determinado orçamento e uma seleção de produtos os vários grupos de jovens tiveram de cumprir uma lista de compras, tendo como desafio não ultrapassar o orçamento e ainda conseguir poupar dinheiro. E, mostrando que a informação foi corretamente adquirida, todos os grupos conseguiram ultrapassar com distinção o desafio, comprando o que era necessário e ainda assim poupando dinheiro.
O objetivo desta sessão de formação financeira foi treinar as competências do dinheiro, pondo em ação o que já sabem sobre dinheiro para reconhecerem o que é necessário para serem adultos financeiramente autónomos.