FAQ
Quando se recorre ao crédito não se pode ter em conta apenas a taxa de juro. É muito importante analisar a TAEG – Taxa Anual e de Encargos Efectiva Global – que se refere aos custos totais do crédito. Existem outros encargos que é preciso analisar, como é exemplo a comissão de abertura do processo.
Antes de assinar o contrato de crédito deve lê-lo até ao fim e pedir esclarecimentos sobre as cláusulas que não percebe.
A avaliação do risco é um dos elementos centrais na concessão de crédito, na medida em que disso depende o sucesso da operação, quer para a empresa que concede, quer para o contraente.
Da avaliação típica de risco fazem parte os elementos do cliente, nomeadamente os dados sociobiográficos, rendimentos declarados, histórico, informação do Banco de Portugal, etc.
A Taxa ou Grau de esforço é um indicador dado pelo rácio entre o serviço de dívida – juros e amortização do(s) empréstimo(s) – e o rendimento disponível num determinado período.
Em termos sucintos a Taxa de Esforço é a parte do rendimento de um agregado familiar ou de um particular que é utilizada para o pagamento dos seus empréstimos.
O Rácio de Endividamento é um indicador económico que mede a importância do endividamento na economia, definido como o rácio entre o montante do total do crédito ainda por liquidar e o rendimento disponível dos particulares, num ano.
Assim, o cálculo do Rácio de Endividamento é apenas um indicador macroeconómico que ilustra a situação hipotética de todo o valor em dívida ter de ser pago pelos particulares em apenas um ano.
Um bom exemplo para perceber este rácio é imaginarmos o caso de uma família que tem de pagar o valor total de um empréstimo de uma casa em apenas num ano. O valor a pagar por esta família é muito superior ao valor dos seus ganhos anuais. Na realidade, isto não acontece porque o empréstimo é amortizado em muitos anos e não num único ano.
Rácios de Endividamento elevados não devem ser identificados com sobreendividamento e inevitabilidade de incumprimento, nem significam endividamento excessivo. Só o Grau de Esforço significa um indicador da impossibilidade de cumprimento.
As prestações do crédito contratado podem ser reduzidas de duas formas: a renegociação dos contratos de crédito com a instituição financeira ou a contratação de um crédito consolidado.
Ver área de Educação Financeira, separador Recurso ao Crédito.
