Crédito à economia representa 48% do financiamento concedido

 19 de Maio, 2016

Lisboa, 19 de Maio de 2016 – As associadas da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado concederam, em março, crédito no valor de 690 milhões de euros, mais 39,9% do que no mesmo mês de 2015. Em termos trimestrais o crédito atribuído totalizou 1.775 milhões de euros, uma subida de 34,6% face ao período homólogo. Tanto no mês de março como nos três primeiros meses do ano, 48% do crédito foi concedido aos concessionários e comerciantes de automóveis, ou seja, financiamento à economia.

Seguindo a tendência dos primeiros meses deste ano, o incremento na atribuição de crédito no mês de março foi suportado pela subida do crédito stock em 45,5% e pelo crédito clássico concedido a particulares em 46,1% (representa cerca de 94% do total do crédito clássico atribuído). Analisando o trimestre, o crédito stock somou 879 milhões de euros, o que representa uma subida de 39,8% face ao primeiro trimestre de 2015. Já o crédito clássico atribuído a particulares somou 495 milhões de euros, o que representa um aumento de 39,1% face ao mesmo trimestre de 2015.

Em relação ao destino dos montantes concedidos no crédito clássico, a aquisição de meio de transporte continuou a representar a grande maioria dos montantes concedidos com um crescimento de 57% em março deste ano comparativamente a março de 2015. No crédito pessoal a subida foi de 21%. De salientar que nos meses de janeiro a março deste ano os montantes atribuídos para a aquisição de meios de transporte subiram 44%, e o crédito pessoal 33%, em comparação com o mesmo período de 2015.

Relativamente aos meios de transporte, os montantes financiados para as viaturas ligeiras de passageiros usadas cresceram 45% no terceiro mês do ano quando comparadas com o período homólogo, representando 67% dos meios de transporte financiados. Já os montantes concedidos nas viaturas ligeiras de passageiros novas aumentaram 85% face a março de 2015, representando 27% dos meios de transporte financiados. Do montante total atribuído em março para financiamento da aquisição de meios de transporte (155 milhões de euro) 92% foram atribuídos a particulares.

No decorrer dos primeiros três meses deste ano foram celebrados 82.421 contratos de crédito, dos quais 97,8% com particulares. Em média, o valor atribuído por cada contrato no primeiro trimestre de 2016 foi de 6.404 euros, o que representa uma subida de 21,1% comparativamente com o mesmo período de 2015.

O presidente da ASFAC, António Menezes Rodrigues, refere que “os números mostram claramente que as instituições financeiras estão, cada vez mais, lado a lado com os agentes económicos. A procura dos concessionários e dos comerciantes de automóveis pelo financiamento das instituições de crédito especializado tem vindo a crescer sucessivamente. Isto revela a força do setor e a sua capacidade para apoiar o desenvolvimento económico do país.” O presidente adianta ainda que “ o aumento na concessão de crédito para aquisição de viaturas novas resulta do aumento da carga fiscal, que entrou em vigor a 31 de março e que levou os consumidores a antecipar as suas compras.”


Comunicado – 19 Maio 2016