As Instituições de Crédito Especializado

As Instituições de Crédito Especializado

O setor do financiamento especializado do consumo é composto por diversos tipos de instituições de crédito, todas com atividade regulamentada e com supervisão do Banco de Portugal.

Entre as Associadas da ASFAC estão Bancos e sucursais de Bancos estrangeiros a operar em Portugal, Instituições Financeiras de Crédito (IFIC), Sociedades Financeiras de Crédito (SFIC) e sucursais de instituições de crédito estrangeiras.

A atividade das instituições de crédito associadas da ASFAC é regulada pelo Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro, comumente designado por RGIC).

 

Particulares

Atentas às necessidades e às condições económicas dos consumidores, as instituições de crédito especializado apresentam maior flexibilidade nas soluções que oferecem aos seus clientes baseadas numa rigorosa análise do risco de crédito para a aquisição de um determinado bem ou serviço.

A capacidade de adaptar a gestão do crédito a uma situação individual, a ausência de formalismos desnecessários, a proximidade com os clientes e o elevado profissionalismo em todas as fases do processo explicam a adesão dos particulares aos serviços das nossas Associadas.

A par com a eficiência nos serviços de financiameno prestados, a relação das instituições de crédito com os consumidores assenta no rigoroso cumprimento da lei e na proteção e defesa dos direitos dos consumidores, tanto nos aspetos informativos do processo de concessão de crédito, como na gestão dos contratos celebrados. 



Profissionais liberais e empresas

Os profissionais liberais e as pequenas e médias empresas encontram nas instituições de crédito associadas da ASFAC o financiamento adequado às suas necessidades, bem como uma gama completa de serviços financeiros complementares.

As instituições de crédito especializado desempenham um importante papel junto do empresariado comercial, pois aproveitando a sua forte atividade na concessão de crédito a particulares, oferecem aos comerciantes, formas alternativas de financiamento que promovem as vendas e diminuem os encargos financeiros do vendedor.

Ao know how e à criação de estruturas informáticas altamente desenvolvidas que permitem rigor e eficiência na avaliação de risco e na concessão de crédito, compatível com a necessidade dos seus clientes, junta-se a disponibilização dos meios adequados para encontrar uma solução global para as necessidades de financiamento de profissionais liberais e empresas.