Aflatoun


MISSÃO
 
Inspirar as crianças para se capacitarem social e economicamente para que possam ser agentes de mudança das suas próprias vidas e em prol de um mundo mais equitativo.

 

ESTRATÉGIA

 

O mundo está em permanente mudança, sendo muito importante que as crianças ganhem conhecimentos sociais e financeiras para que sejam cidadãos economicamente autónomos.          

 


HISTÓRIA

  Com origem na Índia e fundada pela empreendedora social Jeroo Bilimoria em 2005, a Aflatoun envolve crianças e jovens em cenários rurais e urbanos em 4 continentes. O nome do Programa “Aflatoun” significa Platão em árabe. Este nome foi dado pelas crianças da Índia, pois era o mesmo nome de um personagem empreendedor de um desenho animado.

     




O QUE É A AFLATOUN

  

A AFLATOUN INTERNATIONAL é uma ONG (Organização Não Governamental) com sede na Holanda e que oferece educação social e financeira para crianças e jovens em todo o mundo através de uma rede de 200 parceiros e 28 governos e actualmente atinge 4 milhões de crianças e jovens por ano em mais de 100 países.

 

A ASFAC foi escolhida pela AFLATOUN INTERNATIONAL para promover a implementação do seu programa de educação socal e financeira em Portugal , em escolas e centros de educação não formal.

 

A AFLATOUN INTERNATIONAL criou programas de educação social e financeira de alta qualidade, para diferentes faixas etárias, que podem ser contextualizados de acordo com as necessidades locais ou circunstâncias específicas. A formação fornecida através da ASFAC para professores e formadores em contacto com educação não formal é normalmente gratuita.

 

O conceito desenvolve-se através de 5 elementos chave…

  

1. Compreensão pessoal e exploração

2. Direitos e responsabilidades

3. Poupança e gastos

4. Planeamento e orçamentação

5. Empreendedorismo da criança (social e financeiro)

 

 

 

 

 

AFLATOT – 3 aos 6 anos                            

 

Os primeiros anos de uma criança oferecem uma oportunidade única para moldar seu desenvolvimento. No currículo Aflatot, os alunos de 3 aos 6 anos reúnem os conhecimentos da alfabetização social e financeira antes de chegarem à escola primária. Muito do que eles sabem sobre a poupança, gastos e utilização de recursos é baseado na sua rotina diária. Mesmo antes de se aprender conceitos sobre o dinheiro, promovem-se conceitos simples, tais como fazer pleno uso dos recursos disponíveis, ou seja, `terminar a comida` ou `comprar apenas o que é necessário`.  

 

 

AFLATOUN – 6 aos 14 anos     

 

O programa básico de Aflatoun baseia-se na curiosidade natural de uma criança e ensina-lhes associações positivas com temas como os direitos das crianças, poupança e empreendimento. Uma atividade-chave é a formação democrática de clubes infantis, que exigem que as crianças trabalhem juntas, organizem as suas economias e iniciem atividades de pequenas empresas e melhoria da comunidade.   Subjacente ao currículo está a crença de que as crianças aprendem melhor fazendo e quando se envolvem com o mundo e aqueles ao seu redor.   Colocando as crianças no centro do processo de aprendizagem e envolvendo-as com o mundo, Aflatoun capacita as crianças a agir como agentes de mudança positiva nas suas comunidades.   O programa Aflatoun é desenvolvido para uso dentro do ensino primário formal e oferece aos professores planos de aula em torno de temas educacionais sociais e financeiros, incorporando canções, jogos e atividades, bem como métodos de aprendizagem activa. Infelizmente, muitas crianças não têm acesso à educação formal, devido à falta de oportunidades ou recursos. A educação fora da sala de aula, ou Educação Não-Formal (ENF), tornou-se a única maneira para que eles aprendam habilidades básicas para sobreviver e prosperar.    O Manual da ENF destina-se a crianças que necessitam de protecção especial, tais como jovens fora da escola, crianças de rua, crianças abusadas e crianças em centros de acolhimento. Eles podem enfrentar desafios de alfabetização e aritmética, bem como reduzir a autoconfiança e a capacidade de aprender, como resultado das suas experiências. Para atender às suas necessidades, o currículo Aflatoun foi redesenhado para a Educação Não-Formal.  

 

AFLATEEN – 15 aos 19 anos    

  

O programa dirigido a adolescentes, desempenha um papel importante na abordagem de questões enfrentadas pelos jovens de hoje. É crucial que compreendam o dinheiro e os mercados que os afetam cada vez mais à medida que se tornam consumidores, trabalhadores e produtores. Isto melhora grandemente as suas oportunidades para o futuro, uma vez que prepara os jovens para um mercado de trabalho complexo e turbulento.   Nas aulas, eles exploram conceitos como idade, sexo, nacionalidade, etnia, status socioeconómico e religião, mas também o tema-chave Aflatoun da educação financeira. Após a realização de sessões de facilitação sobre estes temas, os jovens desenvolvem conhecimentos financeiros através da incorporação de actividades práticas, incluindo clubes de poupança, criação de empresas e actividades comunitárias.     Entre 2011 e 2016, o currículo da Aflateen foi testado em 50 países.O currículo da Aflateen está agora a ser complementado pela Aflateen Digital, uma plataforma de e-learning online para jovens. A Aflateen Digital oferece habilidades sociais e financeiras aos jovens em todo o mundo de forma divertida e económica. A Aflateen Digital reforça o poder da aprendizagem ao jogar e compartilhar, e aproveita o talento natural dos jovens para trabalhar com tecnologia digital.