Oferta Formativa

A ASFAC dispõe de várias formações à medida, ministrada por especialistas em cada uma das áreas, que poderão ser adaptadas às necessidades da sua organização.
Caso tenha interesse em alguma das formações disponíveis, solicitamos que nos contacte. Teremos todo o gosto em ajudá-lo(a).


Objetivos:
  • Reforçar as competências dos líderes de equipa nos domínios da liderança e da comunicação interpessoal, quer com a equipa quer com a sua hierarquia.

Conteúdos:


1º dia:
  • Liderança, pró-atividade e motivação da equipa

2º dia:
  • Automotivação e comunicação ascendente pró-ativa
Resiliência e Sucesso
  • Uma abordagem científica a estes dois conceitos fascinantes e à forma como eles se conjugam para redefinir como deveremos encará-los na prática.

Porquê?
  • Porque Sucesso requer Resiliência: as adversidades continuarão a atravessar o tempo e a vida, e a forma de lidarmos com elas terá sempre um forte impacte na nossa capacidade de superação e de florescimento pessoais.
  • Sob pena de continuarmos a correr para ficarmos no mesmo lugar, mas mais cansados e infelizes, necessitamos de calibrar o nosso modus vivendi.

Como?
  • Com o “senso comum” sempre em cheque, a perspetiva científica será rainha: alguns dos resultados apresentados serão intuitivos, outros irão abalar as nossas convicções mais profundas. Serão desmistificadas algumas “verdades” que consideramos absolutas.
  • A capacidade de crescer com a adversidade estará no centro da ação.
Objetivos:
  • Conhecer os fundamentos da inteligência emocional e do pensamento colateral
  • Identificar crenças limitativas da auto-motivação
  • Aumentar a capacidade de adaptação à mudança
  • Identificar recursos pessoais de empreendedorismo
  • Desenvolver a capacidade de inovação interna e os recursos empreendedores
  • Criar e gerir equipas auto-motivadas

Conteúdos:
  • Identificação dos fatores limitativos do empreendedorismo organizacional
  • Identificar os recursos empreendedores da organização e como usá-los para crescer
  • Aumento da capacidade de adaptação à mudança
  • Aprender a estimular as características empreendedoras das equipas
  • Definição de metas de empreendedorismo organizacional
  • Desenvolver o Plano Interno de Empreendedorismo
Objetivos:
  • Melhorar a assertividade na comunicação
  • Estabelecer relacionamentos baseados na assertividade e no compromisso
  • Distinguir os quatro tipos de comportamento humano em contexto organizacional
  • Perceber quais as limitações à produtividade criadas pela ausência de assertividade
  • Perceber os mecanismos do medo pessoal e como estes impedem a assertividade
  • Aprender a usar a comunicação assertiva na gestão de conflitos
  • Perceber o impacte positivo da assertividade para a criatividade profissional, a motivação e a produtividade

Conteúdos:
  • A assertividade e o seu impacte nos relacionamentos organizacionais
  • Assertividade e resultados
  • Autoavaliação do comportamento pessoal
  • Aprender a usar comportamentos assertivos
  • Como expressar sentimentos e opiniões de forma assertiva
  • Aprender a fazer pedidos de forma assertiva
  • Aprender a dizer não com recurso às técnicas de comunicação assertiva
Objetivos:
  • Favorecer uma imagem positiva de Si próprio
  • Estabelecer relacionamentos baseados na Confiança (em Si, nos outros e na organização)
  • Gerar maior cooperação e compromisso
  • Perceber quais as limitações às parcerias internas produtivas,responsáveis e sinceras
  • Perceber os mecanismos do medo e como estes impedem a felicidade pessoal, a criatividade profissional, a motivação e a produtividade
  • Desenvolver a motivação, a cooperação e o espírito de equipa
  • Aumentar a produtividade
  • Aprender a usar técnicas de Mindfulness para melhorar a criatividade pessoal. diminuir o stress e aumentar a consciência do propósito
Conteúdos:
  • Nível de realizaçãp pessoal e resultados
  • Zonas de conforto pessoais e seu impacte na liderança e nos resultados
  • Perceber os comportamentos individuais: abertura, controlo e inclusão
  • Pensar, sentir, agir
  • Impacte dos compertamentos individuais no clima organizacional
  • Da ridigez à flexibilidade: o que nos imobiliza? O que nos liberta?
  • Mecanismos pessoais de distorção na relação com os outros
  • Bem-estar pessoal e bem-estar organizacional: proximidades e incompatibilidades
  • Aprender a usar técnicas de Mindfulness para diminuir o stress, aumentar a rentabilidade e promover o bem-estar pessoal
Objetivos:
  • Dotar os participantes das ferramentas de base no atendimento telefónico que lhes permitam desenvolver o diálogo com o cliente de forma produtiva.

Conteúdos:
  • Atendimento e fidelização de clientes;
  • Comunicação produtiva e não produtiva;
  • Etapas no diálogo com o cliente e respetivas ferramentas de comunicação;
  • Recolha de informação eficaz e identificação de fatores de sucesso;
  • Diversas formas de comunicação com o cliente.
Objetivos:
  • Caracterizar o Novo Paradigma de Markting e os Novos Desafios colocados às organizações e às pessoas na atual Era Económica;
  • Estimular o pensamento colateral para saída da zona de conforto na procura de soluções alternativas;
  • Identificar os pontos fortes e os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças das organizações para enfrentarem a "Nova Gerra Económica";
  • Estimular a procura de novos posicionamentos estratégicos e identificar novas oportunidades.

Conteúdos:
  • Da sociedade de Consumo à Sociedade da Escassez
  • A escassez de tempo, atenção e confiança: da ameaça à oportunidade
  • Dos Produtos para as Soluções
  • Do Valor para as novas noções de valor
  • Da Venda para a Relação
  • Da Informação para o Contexto
  • Da resposta a necessidades para a resposta ao significado
  • Do que o produto faz para o que o produto faz o consumidor sentir
  • Do "Porquê?" para o "Porque não?"
  • O SWOT da Era Conceptual
  • Plano de atualização personalizado para a inovação em contexto de mudança
Objetivos:
  • Dotar os participantes de ferramentas de organização pessoal que lhes permitam otimizar o seu tempo.

Conteúdos:
  • Estabelecer uma visão clara das prioridades;
  • Organização da agenda numa matriz de tempo;
  • Como delegar e responsabilizar os colaboradores e colegas pelas tarefas que lhes competem;
  • Com dizer “não” e “defender” as suas prioridades;
  • Otimizar o tempo dedicado a reuniões;
  • Gerir as interrupções;
  • Melhorar a planificação da atividade pessoal e em equipa;
  • Lidar pró-ativamente com as diferentes solicitações e tarefas;
  • Comunicação objetiva para ganhar tempo;
  • Ganhar tempo na comunicação lateral;
  • Ganhar 2 horas por dia.
Objetivos:
  • Desenvolver competências de comunicação com grupos e animação de apresentações.
Conteúdos:
  • Identificar e adotar atitudes facilitadoras da comunicação com o grupo;Controlar e usar a comunicação não verbal de forma produtiva;
  • Causar um impacto inicial positivo e ganhar a atenção e a escuta dos interlocutores nos primeiros momentos;
  • Estruturar com rigor o início de uma apresentação;
  • Definir e formular os objetivos de uma apresentação, adotando um início de acordo com os diferentes objetivos;
  • Adotar as estratégias de comunicação que reforçam a adesão dos interlocutores a uma ideia;
  • Estruturar uma apresentação de forma a ganhar eficácia na comunicação;
  • Incentivar e gerir a participação da audiência;
  • Responder e ultrapassar objeções e divergências de opiniões de grupo.







Objetivos:
  • Desenvolver competências e adquirir ferramentas práticas para a condução eficaz de reuniões.

Conteúdos:
  • Planear e estruturar as reuniões de forma eficaz;
  • Definir a sua estratégia de condução da reunião em função do objetivo definido;
  • Saber identificar e adotar atitudes facilitadoras da comunicação com o grupo em situação de reunião;
  • Causar impacto inicial positivo e ganhar a atenção e a motivação dos participantes para a participação ativa na reunião;
  • Definir, formular e apresentar ao grupo os objetivos de uma reunião de forma eficaz;
  • Adotar uma estratégia de comunicação que reforce a adesão dos interlocutores;
  • Estruturar a reunião de forma a ótimizar tempo e obter resultados de acordo com os objetivos da reunião;
  • Obter e controlar a participação dos interlocutores;
  • Saber gerir desacordos de forma pertinente e mantendo a motivação do grupo;
  • Garantir o nível adequado de preparação antes da reunião, por parte de cada participante;
  • Saber definir e controlar a duração da reunião.  
Objetivos:
  • Munir os recuperadores de crédito de ferramentas que lhes permitam desenvolver as suas competências comunicacionais, ao nível da negociação, tendo por base a utilização das competências de inteligência emocional e a gestão das emoções. 

Conteúdos:

São realizados 3 módulos de formação, subordinados aos temas:
  • Comunicação;

  • Negociação;

  • Gestão das Emoções.


Realizam-se simulações de casos práticos ( Role Play e Método do Caso). 
Objetivos:
  • Reforçar as competências de liderança e desenvolvimento dos colaboradores, através da utilização do feedback individual.
Conteúdos:
  • Integrar o feedback como ferramenta de melhoria da performance dos seus colaboradores;
  • Identificar a mais-valia do feedback e o seu impacte nos resultados operacionais;
  • Usar o feedback de forma construtiva, estruturada e interligada com os objetivos e necessidades de desenvolvimento da equipa;
  • Reforçar a performance positiva, melhoria contínua, mudar;
  • Construir recetividade do colaborador ao feedback;
  • Avaliar e partilhar resultados do feedback dado;
  • Tornar o feedback uma ferramenta de desenvolvimento pessoal procurada e conduzida pelo próprio colaborador.
Objetivos:
  • Conhecer o seu estilo comportamental e preparar-se para comunicar com o Cliente, aumentando a sua eficácia pessoal
  • Compreender, analisar e desenvolver a visão de Comercial 360º
  • Criar estratégias de venda com impacto, ancoradas à cultura da sua Empresa
  • Promover uma imagem de marca pessoal geradora de valor para o Negócio

Conteúdos:
  • Os desafios e os imperativos do comercial 360º
  • Eu e os Outros – Modelo DiSC
  • A visão 360º do comercial – do profissional ao pessoal
  • Personal Branding
Objetivos:
  • Desenvolver competências de comunicação e negociação com clientes.

Conteúdos:
  • Identificar a especificidade e o objetivo de cada etapa do processo de venda; 
  • Iniciar uma reunião comercial de forma positiva e profissional;
  • Usar uma estratégia de comunicação com o cliente que lhe permite tornar a reunião participativa e identificar de forma efetiva as prioridades e expetativas do cliente;
  • Apresentar uma argumentação pertinente e valorizar a sua proposta;
  • Conduzir a negociação comercial de forma eficaz, apoiando-se em argumentos diferenciados da sua oferta;
  • Utilizar as regras de ouro da negociação de forma a atingirem os seus objetivos e reforçar a rentabilidade da proposta comercial.
Objetivos:
  • Questionar a pertinência da presença das marcas e instituições financeiras nas redes sociais
  • Adquirir conhecimentos práticos avançados sobre comunicação no Facebook de marcas e produtos financeiros
Conteúdos:

MÓDULO I - Introdução ao Facebook Marketing
  • Quem são os utilizadores do Facebook?
  • Aplicações empresariais do Facebook 
  • Princípios gerais de uma estratégia de facebook para marcas e empresas

MÓDULO II - Páginas de Facebook

  • Criação de uma página de Facebook 
  • Gestão de uma página de Facebook 
  • Promoções
  • Publicidade paga no Facebook
  • Facebook insights: métricas e indicadores

Observações: Esta ação é expositiva e demonstrativa, mas sempre com enfoque prático. O formador irá demonstrar em tempo real a maioria das operações mencionadas durante o curso.
 

Objetivos:
  • Adquirir conhecimentos práticos sobre como ativar uma página de facebook, uma conta no Google+, um canal de YouTube ou uma conta no Twitter, ao serviço do Marketing de uma empresa, instituição ou marca.
Conteúdos:

MÓDULO I - Facebook Marketing
  • Páginas, Grupos e Perfil
  • Gestão de Páginas Facebook
  • Configuração e Personalização
  • Painel de administração e gestão de administradores
  • Dinamização da Página
  • Promoções, aplicações e outras técnicas de dinamização de uma página
  • Publicidade

MÓDULO II - YouTube Marketing

  • Noções Gerais
  • Estrutura
  • Networking
  • Google PLus
  • Publicidade

MÓDULO III - Google+ Marketing

  • Noções Gerais
  • Estrutura e diferenças entre perfil e página
  • Networking
  • Outras aplicações do Google+
  • Gestão de uma página no Google+

MÓDULO IV - Twitter Marketing

  • Noções Gerais
  • Gestão de uma conta Twitter
  • Publicidade

MÓDULO V - Publicidade

  • Tipos de publicidade (+Post ads)


MÓDULO VI - Gestão Integrada de canais na Social Web

  • Integração entre redes sociais
  • Gestão centrada no conteúdo
  • Organizar os conteúdos no calendário

MÓDULO VII - Social Media Analytics

  • Métricas a observar em cada rede social
  • Técnicas de análise
  • Ferramentas

Observações: Esta ação é expositiva e demonstrativa, mas sempre com enfoque prático. O formador irá demonstrar em tempo real a maioria das operações mencionadas durante o curso. Cada Módulo do Curso poderá ser separada em ações de formação de menor duração, com ligeiras adaptações ao seu conteúdo programático. 




Objetivos:
  • Dar aos participantes conhecimentos mais profundos de Excel;
  • Apresentar soluções flexíveis quanto ao modo como se gere um trabalho a efetuar;
  • Utilizar comandos que se aplicam a operações de tratamento de tipos de dados específicos;
  • Utilizar funções pré-definidas para executar tarefas que incidam sobre conjuntos de dados;
  • Recorrer às facilidades avançadas do EXCEL para a gestão de ficheiros.

Conteúdos:
  • Ferramentas e funcionalidades do excel;
  • Formatações avançadas da folha de cálculo;
  • Formulas e funções;
  • Gestão de dados (Pivot Tables);
  • Criação de gráficos;
  • Importação de ficheiros.
Objetivos:
  • Adquirir de uma forma simples e prática conhecimentos mais aprofundados sobre as técnicas de apresentação, tendo em conta os aspetos comunicacionais, relacionais e de organização relevantes para a melhoria do desempenho em apresentações.

Conteúdos:
  • Formas de trabalhar o powerpoint;
  • Hiperligações dentro da apresentação;
  • Trabalhar vários tipos de Slide;
  • Inserir vários objetos no Slide e trabalhá-los;
  • Trabalhar com o Slide Master para criar modelos de apresentações personalizados.
Objetivos:
  • Planificar e organizar o dia de trabalho em função da prioridade das tarefas
  • Saber lidar com prioridades em situações adversas
  • Gerir e maximizar a rentabilidade e qualidade do seu tempo de ocupação
  • Identificar e gerir eficazmente ladrões de tempo
  • Dominar e rentabilizar as potencialidades do Outlook para organização da atividade diária

Conteúdos:
  • O impacto de uma Gestão eficaz do Tempo
  • O planeamento para obter resultados
  • Ferramentas para uma maior eficácia
  • A gestão do Outlook
Objetivos:
  • Conhecer o regime do PER, caracterizar o processo e seus elementos principais;
  • Conhecer o regime SIREVE caracterizar o processo e seus elementos principais;
  • Discutir e analisar a articulação com o regime de insolvência.

Conteúdos:
  • Papel do Tribunal e do Administrador Judicial Provisório;
  • Obrigações e deveres do devedor;
  • Procedimentos a adotar após nomeação do AJP;
  • Direitos dos credores;
  • Negociações entre devedor e os credores;
  • Efeito do recurso ao PER;
  • Requisito para homologação acordo;
  • Não celebração de acordo – efeitos;
  • SIREVE 
Objetivos:

Pretende-se dotar os participantes de estratégias para:
  • Gestão e Análise de Risco de Crédito;

  • Análise Económica e Financeira de Empresas;

  • Gestão de Recuperação de Crédito;

  • PARI & PERSI.

Conteúdos:

  • Gestão e Análise de Risco de Crédito;
  • Os tipos de falsificação mais comuns;
  • Os mecanismos de deteção elementar de falsificação de documentos;
  • Os crimes de falsificação, fraude na obtenção de crédito e de burla;
  • Procedimentos processuais penais.
Objetivos:
  • Identificar os diferentes tipos de documentos de identificação;
  • Distinguir as principais características e elementos de segurança de documentos de identificação;
  • Enunciar mecanismos de deteção elementar de falsificação de documentos;
  • Analisar situações práticas de usurpação de identidade, fraude e burla no âmbito de processo relacionado, nomeadamente, com concessão de créditos no ramo automóvel;
  • Conhecer procedimentos processuais penais e efetuar no caso de deteção de falsificação ou de burla.

Conteúdos:
  • Os diferentes tipos de documentos de identificação e suas principais características;
  • Os tipos de falsificação mais comuns;
  • Os mecanismos de deteção elementar de falsificação de documentos;
  • Os crimes de falsificação, fraude na obtenção de crédito e de burla;
  • Procedimentos processuais penais.
Objetivos:
  • Compreender o que é Branqueamento de Capitais e o Financiamento do Terrorismo;
  • Interiorizar a necessidade de identificar, avaliar e compreender os riscos de BC/FT e o conceito de abordagem baseada no risco;
  • Distinguir as entidades sujeitas às obrigações de prevenção e alguns conceitos base relevantes na atividade de crédito ao consumo;
  • Conhecer os deveres gerais de identificação e de diligência.

Conteúdos:
  • Enquadramento, princípios e conceitos básicos;
  • Riscos de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo na atividade do crédito ao consumidor;
  • Deveres de Identificação e de Diligência na atividade do crédito ao consumidor;
  • Deveres gerais instrumentais;
  • Riscos e consequências.
Objetivos:
  • Identificar o enquadramento legal das garantias usualmente utilizadas no crédito ao consumo;
  • Caraterizar os mecanismos de proteção dos interesses económicos dos garantes na contratação de produtos financeiros.

Conteúdos:
  • Mecanismos de proteção do credor no crédito ao consumo;
  • As garantias obrigacionais e reais;
  • Regimes dos mecanismos de proteção comum;
  • Vantagens e desvantagens das garantias utilizadas.
Objetivos:
  • Identificar as obrigações de informação previstas em lei ou regulamentação;
  • Debater a abordagem da informação pelo BdP e os requisitos mínimos de informação constantes no Aviso BdP nº10/2014, com entrada em vigor a 1 de julho de 2015;
  • Discutir o impacto das alterações regulamentares e sua compatibilização com outras obrigações.

Conteúdos:
  • Conceitos de informação, publicidade e comunicações comerciais;
  • Deveres de informação, assistência e aconselhamento;
  • Diferenciação de regimes e consequências práticas;
  • DL nº 133/09 e DL nº317/09
  • Aviso BdP 10/2014
Objetivos:
  • Apreender a relação entre o contrato de crédito coligado com a compra e venda;
  • Apreender as especificidades do crédito coligado com a prestação de serviços;
  • Identificar os efeitos das vicissitudes do contrato coligado na relação de crédito
  • Identificar os deveres e direitos da entidade financiadora (visão tripartida).

Conteúdos:
  • Regime geral do crédito coligado estabelecido no crédito aos consumidores;
  • Da relação com o contrato de compra e venda;
  • Da relação com o contrato de prestação de serviços.
Objetivos:
  • Conhecer as principais alterações no novo regime do crédito para obras e imobiliário com a transposição da Diretiva 2014/17/EU sobre o crédito hipotecário
  • Identificar as regras relativas à remuneração dos funcionários das instituições de crédito, em particular dos responsáveis pela avaliação da solvabilidade dos clientes bancários
  • Identificar os requisitos mínimos de conhecimentos e competências técnicas para os funcionários das instituições de crédito
  • Conhecer a regulação da atividade dos intermediários de crédito
  • Conhecer as implicações no regime de crédito aos consumidores.


Conteúdos:

  • Quadro comum em matéria de contrato de crédito garantido por hipoteca ou direitos para imóveis de habitação
  • Condições aplicáveis aos mutantes, intermediários e representante nomeado
  • Quadro comum em matéria de requisitos prudenciais e de supervisão
Objetivos:
  • Proporcinar o conhecimento do Novo Regulamento Comunitário da Proteção de Dados Pessoais (Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016).

Conteúdos:
  • Introdução ao RGPD - Regulamento (UE) 2016/679;
  • Direitos do titular dos dados;
  • Responsável pelo tratamento e subcontratante;
  • Segurança dos dados pessoais e avaliação dos impactos;
  • Transferências de dados pessoais para países terceiros ou organizações internacionais;
  • Vias de recurso, responsabilidade e sanções;
  • Vários exemplo de casos práticos durante toda a sessão.
Objetivos:
  • Conhecer o regime de contratação de serviços financeiros à distância;
  • Discutir e analisar a articulação do regime do crédito ao consumo e a introdução de novas tecnologias na contratação;
  • Conhecer o regime legal dos documentos eletrónicos;
  • Discutir e analisar as obrigações de forma na contratação de crédito: deveres das instituições de crédito.

Conteúdos:
  • Módulo I – Contratação à distância de serviços financeiros;
  • Módulo II – Requisitos do contrato de crédito e dos contratos de adesão;
  • Módulo III – Documentos eletrónicos e assinatura digital.
Conteúdos:
  • Fiscalização das campanhas de publicidade
  • Princípios gerais e enquadramento normativo
  • Normas específicas
  • Crédito aos consumidores
  • Crédito à habitação
  • Depósitos simples, indexados e duais
  • Outros
  • Correção de irregularidades
Conteúdos:
  • Enquadramento normativo
  • Deveres de informação
  • Deveres de avaliação da solvabilidade, de assistência ao cliente, e outros
  • Cálculo da TAEG e regime de taxas máximas
  • Principais características do mercado de crédito aos consumidores
Conteúdos:
  • Princípios gerais
  • O Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI)
  • O Precedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI)
  • A Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE)
  • O reporte de informação ao Banco de Portugal (Instrução nº 44/2012)
Conteúdos:
  • Enquadramento normativo
  • Os deveres das instituições de crédito
  • As competências do banco de Portugal
  • Gestão e apreciação de reclamações: casos práticos
  • Meios alternativos de resolução de litígios