Tipos de Financiamento

As instuições de crédito associadas da ASFAC oferecem vários tipos de financiamento a particulares, profissionais liberais e empresas.

Os vários tipos de financiamento são oferecidos quer nos pontos de venda, aquando da contratação de bens ou serviços relevantes para os consumidores, quer à distância através de telefone, internet e carta (essencial para a análise da documentação formalização dos contratos por telefone e internet)

Conheça em maior detalhe os vários tipos de financiamento que as nossas Associadas oferecem:



Financiamento Automóvel


Empréstimo destinado ao financiamento de aquisição de veículos. Esta modalidade pode contemplar 100% do valor do veículo ou prever uma entrada inicial. Nesta modalidade, o bem fica registado em nome do comprador.
Operação de financiamento através da qual uma das partes (locadora) cede a outra (locatário) que assina um contrato de promessa, o direito de utilização de um determinado bem, durante um período de tempo pré-estabelecido, em contrapartida de uma retribuição (renda). No final do contrato, o locatário poderá adquirir o bem objecto de locação, mediante o pagamento do valor residual.
O ALD é um tipo de contrato que tem por base a prestação de um serviço de aluguer de viaturas por um prazo alargado que pode variar entre os 12 e os 60 meses, mediante pagamento de renda mensal. Tal como na modalidade de leasing, o automóvel não fica em nome do cliente e será considerado um crédito quando, no final do contrato, exista a opção de compra do bem.

Financiamento ao consumo


Crédito com prazo previamente definido, destinado a satisfazer necessidades financeiras, sem que esteja definido o fim a que se destina o financiamento
Empréstimo destinado a satisfazer necessidades de crédito a médio prazo, dirigido à aquisição de bens ou serviços de consumo duradouro, nomeadamente: Computadores Pessoais, Viagens, Pequenas Obras, Recheio de habitação, Automóveis Novos, Educação, Impostos, etc.
Meio de pagamento associado a um limite de crédito ao seu titular, permitindo-lhe efectuar compras e/ou levantar dinheiro (“cash-advance”) até um limite acordado previamente; o crédito concedido pode ser liquidado na sua totalidade no final de um período específico ou pode ser liquidado parcialmente. À medida que os valores forem liquidados, poderão ser novamente reutilizados.
Empréstimo concedido através de um financiamento com condições pré estabelecidas que geralmente implica a definição do montante máximo de crédito concedido. Caso se trate de uma linha de crédito renovável, assume o nome de crédito revolving.
Modalidade que consiste em juntar todos os créditos num só, agregando o montante total em dívida a várias instituições financeiras num único contrato. Geralmente esta operação implica a redução da taxa de juro e o alargamento do prazo de pagamento da dívida.

Financiamento dos Pontos de Venda/ Intermediários de Crédito


Financiamento de bens cuja aquisição é realizada com o objectivo de revenda.
Empréstimo de curto prazo no qual é disponibilizado um limite de crédito, por um prazo estipulado, através de uma conta paralela. Esta modalidade não prevê um plano de amortização pré-determinado.
É a possibilidade conferida ao titular de um cartão de crédito de levantar dinheiro em caixas automáticos ou aos balcões dos bancos que disponham dessa funcionalidade. O valor do levantamento é lançado na respectiva conta-cartão.