O que é

As instituições de crédito especializado financiam a aquisição de bens e serviços a particulares e empresas. 

Concedido após uma cuidadosa análise das condições financeiras, de modo a garantir que o contratado é feito de forma responsável e que protege os interesses de ambas as partes, o financiamento especializado do consumo - crédito clássico ou revolving, locação financeira - é atribuído para compra de meios de transporte (carros novos e usados, comerciais, motociclos e pesados), eletrodomésticos, mobiliário, equipamento empresarial e serviços de educação ou saúde, entre muitos outros bens e serviços.

Legalmente, o financiamento especializado do consumo apenas pode ser concedido por instituições de crédito autorizadas pelo Banco de Portugal: instituições financeiras de crédito (IFIC), SFICs - Sociedades Financeiras de Crédito, bancos universais ou especializados, ou por sucursais autorizadas por entidade de supervisão bancária europeia.

Uma das grandes vantagens do crédito especializado é ser concedido nos pontos de venda, através dos chamados intermediários, ou seja, de comerciantes, empresas de distribuição, concessionários automóveis, grandes superfícies, ou prestadores de serviços. Contudo, importa salientar que a decisão de concessão de crédito é tomada exclusivamente pelas instituições financeiras, sem intervenção dos intermediários. A avaliação do risco de crédito pelas instituições financeiras é depois comunicada pelos intermediários aos clientes.