ASFAC organiza workshops sobre Educação Financeira para crianças e jovens

20 Junho 2017

- A ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado organizou dois workshops, gratuitos, sobre Educação Financeira para crianças e jovens. O primeiro realizou-se em Lisboa no passado dia 22 de maio, o segundo teve lugar no Porto a 19 de junho.

O desafio foi lançado pelo Programa Escolhas que convidou a ASFAC a dinamizar estas formações temáticas com o objetivo de fornecer competências de gestão de finanças pessoais e sócio emocionais a todos quantos lidam com o universo infantil e juvenil.

“O programa Aflatoun de educação social e financeira para crianças e jovens” foi o tema dos workshops que tiveram como público-alvo os membros das equipas dos projetos do Programa Escolhas, das instituições promotoras e gestoras, bem como professores, pais, voluntários e todas aqueles que se interessam sobre estas matérias.

Os workshops tiveram a duração de 6 horas e durante a realização dos mesmos foram fornecidas ferramentas que os técnicos poderão aplicar no dia-a-dia, nos diferentes contextos como por exemplo nas escolas, em projetos e atividades não formais.

Recorde-se que a Aflatoun é uma Organização Não Governamental, sediada na Holanda, que desenvolveu uma metodologia de ensino centrada na criança e que ensina os mais pequenos a serem agentes de mudança no futuro. Através de parceiros locais, a Aflatoun está presente em 109 países, em Portugal a ASFAC foi a organização escolhida para divulgar a ideia de que uma sociedade saudável começa com a educação financeira dos jovens. 

O Programa Escolhas, por seu lado, é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP. Com a missão de promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, o Escolhas visa alcançar a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.