Search Here 
Português Inglês
Sala de Imprensa
Indicadores de Actividade para o 3.º trimestre de 2011

CONCESSÃO DE CRÉDITO ESPECIALIZADO CAI 22%

Lisboa, 23 de Novembro de 2011 – O crédito concedido pelas associadas da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) caiu 21,8% no terceiro trimestre face ao período homólogo, situando-se nos 1.028 milhões de euros. A queda é menos significativa, 14%, se forem considerados os primeiros nove meses deste ano (em comparação com o mesmo período do ano passado).

O decréscimo no terceiro trimestre teve origem na descida generalizada de todos os tipos de crédito, com excepção do crédito clássico concedido a empresas que registou um aumento marginal de 0,9%. O crédito clássico concedido a particulares, que caiu 18,6% e representa 89,7% do total do crédito clássico e 35,7% do total de crédito concedido, e a diminuição em 31,8% do crédito stock (44,6% do total do crédito concedido) explicam a quebra dos valores concedidos. O crédito revolving também desceu quando comparado com o trimestre homólogo, embora de forma menos significativa (- 4,1%).

O crédito clássico continua a ser maioritariamente direccionado para a aquisição de meios de transporte (71,2% do total do crédito clássico concedido), seguido pelo crédito lar (16,2%) e crédito pessoal (10,5%). Nestes três tipos de crédito verificou-se um decréscimo em relação ao período homólogo, do qual resulta o comportamento do crédito clássico concedido a particulares, já referido anteriormente. Em concreto, o crédito para aquisição de meios de transporte diminuiu 19,5%, o crédito lar 14,7% e o crédito pessoal 8,8%. Em sentido contrário, o crédito concedido para a aquisição de equipamento e o crédito hipotecário tiveram aumentos significativos, no entanto, sem impacto, dado o volume residual destes tipos de crédito.

Celebraram-se neste trimestre, em crédito clássico, um total de 117.725 (que representa um decréscimo de 7,5% quando comparado com o trimestre homólogo), dos quais 97,3% com particulares. Em média, o valor concedido em cada contrato foi de 4.018 euros, o que significa uma descida de 10,1% em comparação com o mesmo período do ano de 2010.


Indicadores 3º semestre 2011
 

 Para fazer o download deste documento, clique aqui (PDF, 124Kb)

 
 

 

Voltar / Back



Acessibilidade
Site suportado por Site Dinâmico
ASFAC © 2006 - Todos os Direitos Reservados