Search Here 
Português Inglês
Sala de Imprensa
ASFAC comemora 15 anos de actividade

ASFAC comemora 15 anos de actividade

Lisboa, 13 de Dezembro de 2006
– A ASFAC comemorou hoje os seus 15 anos de actividade, num evento em que esteve presente Augusto Mateus, ex-ministro da Economia, que analisou as perspectivas económicas portuguesa e europeia para o ano de 2007.

Fundada em 1991, com 17 associadas, a ASFAC tem desenvolvido um trabalho progressivo de profissionalização dos seus serviços, com o objectivo de defender os interesses específicos do sector do financiamento especializado no mercado português. Segundo o presidente da ASFAC, Menezes Rodrigues, “a Associação sempre esteve determinada em promover a melhoria qualitativa dos serviços das instituições de crédito especializadas no crédito ao consumo. Este é um objectivo permanente e interminável, pois melhorar é sempre possível. Um exemplo prático deste aspecto é a implementação de um Programa Anual de Formação para a área específica do Financiamento Especializado do Consumo.

Estes primeiros 15 anos são marcados pelo importante trabalho sobre os condicionalismos legais e de mercado, através da mediação da actividade das nossas associadas com as regras e normas das autoridades financeiras, com o Banco de Portugal e o Ministério das Finanças. Note-se, a título de exemplo, a posição que a ASFAC tem perante a regulação do mercado nacional, defendendo a aplicação de um quadro jurídico semelhante ao que rege a actividade das IFIC na Europa, de modo a criar uma situação de igualdade no seu funcionamento e evitar diferenças concorrenciais no mercado único europeu que prejudiquem as IFIC nacionais e respectivos clientes.”

Para Susana Albuquerque, secretária-geral da ASFAC, “é bom olhar para trás, ver a evolução do mercado de crédito ao consumo português e ver o papel determinante que a ASFAC desempenhou no sector. A criação de um Departamento de Estatística que recolhe, trata e divulga trimestralmente e anualmente os Indicadores de Actividade do financiamento especializado traduz a preocupação da Associação em desenvolver o conhecimento dos portugueses face ao mercado de crédito ao consumo. Também a colaboração com todas as entidades ligadas ao sector em iniciativas que promovam a informação sobre o mercado, como o Observatório do Endividamento dos Consumidores, é prática habitual da ASFAC.

É este o caminho que a ASFAC definiu, uma relação harmoniosa entre as instituições de crédito e os seus clientes. Só assim é possível um mercado sustentável. Para tal a ASFAC tem vindo a trabalhar para o esclarecimento dos portugueses e desenvolvimento das suas competências face ao dinheiro, através de uma estratégia baseada na educação financeira. Queremos aumentar os níveis de literacia financeira dos portugueses e levar à adopção de comportamentos mais responsáveis. Neste sentido temos uma parceria com a 2: e estamos inclusive a promover uma iniciativa inédita em Portugal, um concurso para a escrita de um guião que culminará com a apresentação de uma peça de teatro aos mais jovens.”

A ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado é a organização representativa do sector do financiamento especializado do consumo, conta com 31 membros, dos quais 25 instituições de crédito especializadas no financiamento ao consumo na sua maioria IFIC, que no seu conjunto constituem a quase totalidade do mercado.


Voltar / Back



Acessibilidade
Site suportado por Site Dinâmico
ASFAC © 2006 - Todos os Direitos Reservados