Search Here 
Português Inglês
Sala de Imprensa
Indicadores do 3º trimestre de 2006

ASFAC divulga resultados do terceiro trimestre de 2006

Crédito revela tendência de estabilização


Lisboa, 22 de Novembro de 2006 – Menos 6,9% de crédito foi quanto as associadas da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado concederam no terceiro trimestre de 2006, quando comparado com o segundo trimestre deste ano. Face ao período homólogo o crescimento ficou pelos 3,2%, No primeiro trimestre de 2006 o crescimento homólogo foi de 14,7% e no segundo trimestre o mesmo indicador apontou 5,9%. São valores que reflectem a tendência de aproximação aos valores praticados em anos anteriores ou mesmo de algum decréscimo no total do crédito concedido em Portugal.

No total, as associadas da ASFAC concederam no terceiro trimestre 1.347.525 milhares de euros. Este valor encontra-se repartido pelos vários tipos de crédito, cabendo ao total do crédito clássico a quantia de 674.532 milhares de euros, estando 93,2% deste valor destinado a particulares (crédito ao consumo) e 6,8% a empresas. O crédito a particulares foi o único tipo de crédito que revelou uma subida, embora esta não tenha sido significativa, cifrando-se em 1% em relação ao trimestre anterior. O crédito a empresas registou uma redução de 2,5%.

O destino dos valores concedidos no crédito clássico, neste primeiro trimestre, foi a aquisição de meios de transporte (71,7%) e artigos para o lar (17,2%), a que se seguiu o crédito pessoal (6,7%). Os valores destinados à compra de meios de transporte revelaram um novo abrandamento no seu crescimento, cifrando-se num crescimento de 0,3% face ao trimestre anterior. O crédito destinado à compra de artigos para o lar desceu 2,4% face ao trimestre anterior, embora os 115.996 milhares de euros em que se cifrou sejam 2,9% superiores a igual trimestre do ano passado. O crédito pessoal registou um aumento de 5,1% em relação ao trimestre anterior cifrando-se nos 45.415 milhares de euros. Os valores concedidos em crédito para equipamento representam uma parcela residual do crédito clássico.


(clique para ampliar)

Clique aqui para fazer download do documento "Indicadores do 3.º Trimestre de 2006" (versão PDF - 151KB)


Voltar / Back



Acessibilidade
Site suportado por Site Dinâmico
ASFAC © 2006 - Todos os Direitos Reservados